terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Anvisa recomenda frases de alerta em embalagens de remédios

Terra
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na segunda-feira uma proposta que recomenda o uso de frases de alerta quanto ao uso correto e seguro de medicamentos nas embalagens e bulas dos produtos. Segundo o documento, as informações variam para cada tipo de substância utilizada na composição dos remédios.

Além das frases de advertência, que trazem precauções, contraindicações críticas e medidas que favorecem o uso correto dos medicamentos, o documento propõe que também seja informado o grau de risco para uso na gravidez e aleitamento. A proposta traz uma lista com as frases que serão utilizadas nas bulas para pacientes, nas bulas para profissionais de saúde e na rotulagem (embalagem).
As embalagens trarão frases mais enxutas, de fácil visualização. Entre as substâncias que se adequariam à norma estão cânfora ("Não utilize este medicamento em crianças, pois pode ocorrer intoxicação, inclusive com convulsões"), paracetamol ("Não use mais de 4000 mg por dia; não consuma bebidas alcoólicas") e glicose ou dissacarídeos ("Atenção, diabéticos: contém açúcar").

A Anvisa quer que as bulas tragam essas frases em negrito e com tamanho de fonte nunca inferior ao utilizado no restante da bula. Nas embalagens, as frases devem vir com dimensões que permitam fácil leitura e em negrito ou caixa alta. Já as farmácias de manipulação devem utilizar etiquetas ou rótulos nas embalagens com as informações necessárias.

Pela proposta, a lista das substâncias e as frases de alerta serão atualizadas periodicamente, a fim de atender às necessidades dos usuários de medicamentos.

Nenhum comentário: