segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Previdência retoma hoje pagamentos a segurados

Calendário de depósitos para aposentados e pensionistas em 2011 já está definido. Recebem hoje beneficiários que ganham até um salário mínimo e têm cartão de final 2
O INSS retoma hoje os depósitos de benefícios dos segurados que ganham até um salário mínimo (R$ 510) e têm cartão com final 2, desconsiderando-se o dígito. Amanhã, o instituto paga aos aposentados, pensionistas e demais segurados que recebem até o piso nacional e têm cartão de final 3. Para os beneficiários com proventos acima do mínimo, o pagamento começará dia 3 e se encerrará dia 7.

Segundo o Ministério da Previdência Social, o calendário de 2011 manterá o adotado em 2010. Segurados que recebem benefícios até um salário mínimo (R$ 510) terão os depósitos feitos em um período de 10 dias, que se estende dos cinco últimos dias úteis do mês de competência até os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Aposentados, pensionistas e trabalhadores que ganham acima do salário mínimo começam a receber nos primeiros dias úteis do mês posterior ao da folha — também seguindo o modelo atual.

As agências de atendimento do instituto e das instituições financeiras pagadoras exibem o quadro com todas as datas de depósito dos benefícios para o conhecimento dos 28 milhões de segurados. Quem quiser conferir em detalhes deve acessar o portal www.mps.gov.br, que também tem as datas de pagamento para consulta dos beneficiários.

Operadores da Central 135 estão autorizados e habilitados a fornecer a informação, para tirar dúvidas de segurados sobre as datas, especialmente por conta dos feriados que fazem com que os pagamentos possam se estender até o dia 10 do mês, como é o caso de março — com o Carnaval acontecendo no meio do calendário.

Segundo o ministério, a ligação para a central 135, se feita por meio de telefones fixos ou públicos, é gratuita. Caso opte por telefonar de um aparelho celular, o segurado terá que arcar com o custo de uma chamada local.

Nenhum comentário: