terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Risco com a leptospirose aumenta no verão

Nesta época do ano existe mais riscos de alagamentos em virtude do grande volume de chuvas. Além dos prejuízos materiais, quem tem contato com a água de enchente pode contrair uma doença grave, a leptospirose.

A bactéria causadora da enfermidade é eliminada na urina de ratos e acaba sendo disseminada em casos de alagamentos. A população deve ficar atenta para o perigo da leptospirose.

Os sintomas da doença são febre, dores de cabeça e no corpo. Algumas pessoas ainda podem apresentar dores abdominais, vômitos e diarréias. Os sinais são parecidos com os de outras doenças.
Por isto, a orientação é encaminhar a pessoa com suspeita de leptospirose para um hospital o quanto antes. O médico deve ser informado que houve contato com água de alagamento ou com lama resultante da enchente.

“A doença pode evoluir em algumas pessoas e causar hemorragia nos pulmões e paralisia dos rins. Os casos mais graves podem resultar em óbitos”, alerta Juliane Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

A contaminação pode acontecer pelo simples contato com a água. Os pontos mais vulneráveis são as mucosas das bocas e do nariz. A bactéria pode ainda ter sua entrada facilitada caso houver feridas pelo corpo.

Juliane explica que deve-se evitar entrar no alagamento. Caso isto não seja possível, a pessoa deve utilizar botas e luvas de borracha. O cuidado deve ser redobrado também na limpeza.

É preciso usar água e sabão para lavar tudo que teve contato com a água contaminada. Depois, deve-se observar se alguma pessoa da família apresenta os sintomas da leptospirose.
A bactéria causadora da doença está em ratos urbanos e, por isso, os riscos da leptospirose estão presentes em qualquer cidade.Por:Joyce Carvalho

Nenhum comentário: