quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hemosul não abrirá amanhã; atendimento normal retorna no dia 1º


Campo Grande (MS) - O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) passa pelo mês mais complicado. Com as comemorações de fim de ano, recessos e férias, muitas pessoas viajam e as doações de sangue caem. Em dias normais, cerca de 170 pessoas passam pelo local, mas hoje (30), por exemplo, esse número não deve chegar nem à metade.
Com a experiência de anos anteriores, o Hemosul realizou campanha para garantir estoque razoável para os próximos três dias (sexta, sábado e domingo). Foram coletados sangues de todos os tipos, com foco no tipo O-, que estava em falta.

Quem quiser doar ainda hoje, o Hemosul atende em seu horário normal, que vai até às 17h30. Apenas amanhã (31), véspera da passagem do ano, o Centro estará fechado, retornando no dia primeiro de janeiro. Vale lembrar que o local não abre aos domingos.

Para Osnei Okumoto, coordenador geral da Hemorrede do Estado, as doações nesse período são importantes devido aos acidentes nas rodovias e a volta dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais. “Na semana que vem as pessoas começam a retornar das viagens e nossa preocupação é com os casos de urgência, uma vez que aumentam os acidentes, além do retorno das cirurgias eletivas que, paralisadas neste mês, voltam com tudo em janeiro”.

Para doar
Quem puder e quiser doar sangue, basta se dirigir ao local portando documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores à coleta e estar alimentado. É fundamental que a pessoa esteja bem alimentada para doar sangue. O Hemosul afirma que o procedimento é seguro, não demora e não dói.

O horário de funcionamento do Hemosul é das 7 horas às 17h30 de segunda a sexta-feira, e das 7 às 12 horas, aos sábados. Amanhã (31), o Centro estará fechado.Foto:Edemir Rodrigues

Nenhum comentário: