quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Padre candidato ao Nobel da Paz confessa ter abusado de menor

Fonte:R7
O sacerdote católico e sociólogo marxista belga François Houtart, uma das figuras-chave do Fórum Social Mundial, confessou nesta quarta-feira (29) ter abusado de um menor há 40 anos. Ele pediu a suspensão da campanha em favor de sua candidatura ao Nobel da Paz de 2011.

Houtart, de 85 anos, reconheceu os abusos ao diário Le Soir, após uma denúncia anônima à comissão que investiga os casos de pedofilia na Igreja Católica belga.

Nela, sem dar nomes, é detalhado que um sacerdote da região de Liège teria abusado de um menino em duas ocasiões na década de 70. Segundo o Le Soir, o denunciante é um primo de Houtart que seria irmão da vítima, outro primo do religioso que tinha 8 anos na época.

Em declarações ao periódico, Houtart admitiu ter "tocado as partes íntimas" do menor em duas ocasiões, algo que classificou como "irreflexivo e irresponsável".

O sociólogo assegurou ter proposto aos pais da vítima renunciar ao sacerdócio e assumir as consequências dos seus atos, mas os responsáveis pela criança pediram que Houtart consultasse um professor do seminário de Liège que o teria aconselhado a continuar na igreja e se centrar em seus estudos de sociologia das religiões.

O sacerdote pediu a suspensão da campanha que tenta promover sua candidatura ao Nobel e informou ter renunciado ao seu posto na ONG Centro Tricontinental, da qual foi fundador.

Houtart foi professor de sociologia da Universidad Católica de Louvain la Nueva entre 1958 e 1990 e um dos incentivadores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Nenhum comentário: