segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é marcado por mobilizações no MS

por: Ana Rita de Paula

Recentemente a ONU escolheu o dia 2 de Abril para comemorar o dia Mundial da conscientização do Autismo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome atinge mais de 2 milhões de brasileiros, e mais da metade ainda está sem diagnóstico. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, a AIDS e o diabetes.

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. E hoje (2/4) os mais famosos monumentos mundiais receberão uma iluminação azul como forma de sensibilização e homenagem a todos que vivem esta realidade.

Aqui no estado, a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campo Grande), instituição beneficente que atende 74 crianças e familiares com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento ( Autismo, Transtorno de Rett, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e Psicose Infantil), começa a comemoração deste dia com um pedágio na Avenida Afonso Pena com a 13 de Maio durante todo o dia, distribuindo folders e adesivos. Às 19h, na Assembléia Legislativa, haverá uma sessão solene com a presença dos deputados estaduais Marquinhos Trad (PMDB) e Zé Teixeira (DEM).

Nenhum comentário: