terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fim do "bunga bunga": Berlusconi confirma renúncia ao cargo de premiê da Itália

Após o presidente da Itália Giorgio Napolitano anunciar em comunicado que o primeiro-ministro deveria renunciar ao cargo, Silvio Berlusconi confirmou a informação oficialmente na tarde desta terça-feira. Há 17 anos no poder, ele deverá deixar o governo após a aplicação das medidas de austeridade para reduzir o deficit público do país.

"Depois da aprovação da Lei de Estabilidade, apresentarei minha demissão, de modo que o chefe de Estado possa abrir as consultas e decidir sobre o futuro", disse em entrevista ao seu canal de televisão.

A pressão política pela saída de Berlusconi aumentou com a votação da revisão das contas fiscais de 2010. O projeto passou, mas sem maioria parlamentar. Isso porque a oposição do país, em vez de votar contra, não votou para não atrapalhar a situação econômica do país.

Polêmico

Berlusconi é um dos chefes de Estado mais polêmicos da Europa dos últimos tempos. Bufão, ele ficou famoso por protagonizar inúmeros escândalos sexuais. Em sua mansão, ocorreram orgias com diversas mulheres. Segundo depoimentos de algumas que participaram das festinhas do premiê, o famoso ritual sexual de Berlusconi conhecido como "bunga bunga", teria sido inspirado em rituais do ex-ditador líbio e amigo, Muammar Khadafi. Para piorar a situação do premiê, no começo deste ano uma prostituta marroquina acusou-o de utilizar seus serviços enquanto ela era menor de idade.

Além destes escândalos, há algum tempo os opositores acusam o premiê de ter prioridades legislativas diretamente ligadas a seus interesses empresariais. Berlusconi é um mega-empresário no país, dono de emissoras de televisão, de um grande time de futebol (Milan), entre outros empreendimentos.

Nenhum comentário: