quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ponta Porã : Produtores de alimentos comemoram implantação do SIM

Os primeiros beneficiados com a certificação do Sistema de Inspeção Municipal, o SIM, demonstraram muita alegria ao receberem os documentos que permitem a comercialização livre de seus produtos no âmbito do município.

Para Moacir Pinzetta, que fabrica lingüiça de carne suína, a certificação do SIM é uma grande conquista. “Acredito que, a partir de agora, será mais fácil comercializar meu produto. As pessoas já conheciam a qualidade. Mas, agora, com o carimbo do SIM na embalagem, os consumidores ficam mais tranqüilos, sabendo que estão comprando um produto que passa por inspeção rigorosa”.

“No caso da empresa do Moacir, a inspeção é feita em todos os momentos da produção, inclusive na procedência da matéria prima que ele utiliza”, afirma Alison Cordeiro, coordenador do SIM.

Para Daniel, dono da empresa Quintino e Oliveira, estabelecida no Assentamento Itamarati, o trabalho será focado agora na conquista de mais mercado: “acredito que, em pouco tempo, minha marca estará presente em todos os estabelecimentos comerciais de Ponta Porã”, declarou, otimista.

Ele relatou o trabalho desenvolvido para se chegar a esta situação: “foram 3 anos de batalha. A Prefeitura está de parabéns porque implantou o SIM. Hoje é um dia em que estou muito feliz, porque sei que valeu a pena acreditar. O prefeito Flávio Kayatt soube valorizar o nosso trabalho e nos ajudou muito”, enfatizou.

O secretário de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, Marcelino Nunes de Oliveira, destacou a implantação do SIM como um dos maiores incentivos para que os produtores façam novos investimentos em Ponta Porã. “A principal conquista é que as empresas passam a vender produtos certificados, ou seja, passam pela inspeção e fiscalização técnica. Isso representa segurança para o consumidor que adquire um produto”, declarou.

Com o SIM, vários pequenos produtores demonstram interesse em sair da informalidade, criando micro empresas. Por isso, o secretário Marcelino Nunes, destacou o INDUSPORÃ, política de incentivos criada pelo prefeito Flávio Kayatt para estimular novos investimentos em Ponta Porã. “Já temos cerca de 30 empresas que solicitaram os benefícios, como isenção de impostos, auxílio na infraestrutura para montagem de seus negócios, doação de terrenos, entre outros tipos de incentivos, e foram contempladas. Sei que tem gente interessada em montar empresas para a comercialização de peixes, mel, lácteos e embutidos. É só entrar com o pedido junto à Prefeitura para que o Conselho de Desenvolvimento Econômico analise e aprove a solicitação de incentivos”, garantiu.

Para o consultor técnico na área de segurança alimentar, Rodrigo Olegario Ferreira, o próximo passo será implementar o Sistema de Inspeção dos Produtos Caseiros, o “SIM dos agricultores familiares, pessoas físicas que possuem uma estrutura pequena para produzir alimentos”. Segundo ele, “este órgão vai beneficiar centenas de famílias que hoje trabalham em casa, produzindo alimentos de qualidade”.
Depois disso, uma nova conquista precisará ser obtida: a certificação federal que permitirá aos produtores de Ponta Porã, comercializar os alimentos em todo o território nacional.

Legenda da foto: Thiago Salvador
Primeiros contemplados com a certificação do SIM comemoram nova situação e anunciam busca por novos mercados.

Por:MARCELINO NUNES-DE-OLIVEIRA
marcelinonunes@ibest.com.br

Nenhum comentário: