segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Atlético empata em Salvador e garante primeira divisão em 2011

Por: Fernando Vasconcelos - Esportes
Sim, o futebol goiano terá um representante na elite do futebol brasileiro no ano que vem. O heróico Atlético segurou o Vitória no Barradão, empatou por 0 a 0 e garantiu sua permanência na Série A. É a primeira vez que o rubro-negro será o único representate do Estado na principal competição do país. Foi o troco dado em grande estilo no adversário que eliminou o Dragão na Copa do Brasil. A equipe goiana terminou o Brasileirão em 16º lugar, com 42 pontos, mesma pontuação do Vitória, que foi rebaixado pelos critérios de desempate. Em 2011, o Leão do Nordeste disputará a 2ª Divisão depois de quatro anos. Para piorar, o time ainda será obrigado a ver o seu grande rival, Bahia, na Série A.

O primeiro tempo foi nervoso e truncado, típico de uma partida decisiva. O técnico do Vitória, Antônio Lopes, apostou em uma formação inédita e ofensiva para tentar surpreender o adversário. Adaílton, Henrique e Júnior formaram o trio de ataque. Porém, o time da casa foi pouco criativo e só ameaçou em cobranças de falta pelas laterais do campo. O Dragão começou bem postado e apesar do mistério, René Simões escalou uma equipe sem maiores surpresas, com Elias no meio-campo, Juninho e Marcão no ataque.

Aos 8 minutos, os baianos levaram perigo em cobrança de falta de Fernando. O meia cruzou para a área, a bola passou por todos os jogadores e Márcio defendeu. O primeiro ataque atleticano foi de Marcão, que roubou a bola do adversário e arriscou de longe, tirando tinta do travessão. O Vitória ensaiou uma pressão e ficou mais tempo no campo de ataque. Aos 17, Neto Coruja tocou para Júnior, que girou em cima da marcação e finalizou à direita do gol.

Quatro minutos depois, Nino Paraíba rolou para Adaílton, que de dentro da área finalizou para fora. Esperto, Marcão aproveitava os erros da defesa do Leão para criar problemas ao adversário. Aos 24, Uelliton saiu jogando errado, o atacante do Atlético recuperou a bola, limpou a marcação, mas chutou pra fora. O Vitória quase abriu o placar ao 27 minutos. Após mais um cobrança de falta pela lateral, Egídio desviou de cabeça e a bola tirou tinta da trave.

A equipe baiana esbarrava em suas próprias limitações e também na grande atuação de Welton Felipe, que ganhava todas as jogadas. No fim do 1º tempo, o Dragão foi melhor e teve algumas oportunidades. Aos 37, Robston deu belo passe para Marcão, que lançou Pituca. O volante saiu na cara do gol, mas adiantou muito a bola, facilitando o trabalho do goleiro Viáfara. No minuto seguinte, Juninho aproveitou uma cobrança errada de lateral, dominou na linha de fundo e chutou. A bola passou por toda área e ninguém desviou.

DRAMA
No 2º tempo, o técnico do Vitória, Antônio Lopes, substituiu Adaílton por Elkeson. A alteração deu resultado logo aos 30 segundos, quando o meia fez boa jogada e tocou para Júnior. O atacante chutou forte, em cima de Márcio. Aos 8 minutos, Elkeson cruzou para Júnior, que que mergulhou de cabeça e finalizou. A bola passou rente à trave. Depois de mais uma chance perdida, o Vitória se desesperou e o Atlético cresceu em campo.

O zagueiro Ânderson furou na intermediária, Juninho saiu na cara do gol, driblou Viáfara e chutou. Neto Coruja salvou em cima da linha. O Vitória voltou a atacar somente aos 20 minutos, em uma cabeçada perigosa de Henrique. Com o passar do tempo, o Atlético soube aproveitar os espaços deixados, mas perdeu grandes oportunidades. Aos 28, Elias lançou Juninho, que cruzou rasteiro para a área. O prórpio Elias apareceu livre, finalizou de direita, mas a bola bateu na zaga.

Três minutos depois, Juninho saiu na cara do gol, chutou alto e a bola bateu na cabeça de Viáfara. Em seguida, o zagueiro Gilson aproveitou uma cobrança de escanteio, tocou para Marcão, que finalizou em cima do goleiro. Aos 37, o zagueiro do Vitória, Gabriel Paulista, cometou falta violenta em Anaílson e foi expulso, deixando a situação baiana ainda mais dramática. Com mais posse de bola, a última oportunidade de gol foi do Dragão. Welton Felipe, um dos melhores em campo, puxou contra-ataque e tocou para Marcão. O atacante chutou forte, mas Viáfara defendeu. O Vitória ainda tentou atacar em algumas jogadas aéreas, mas não conseguiu evitar o rebaixamento.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Barradão, em Salvador
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP/Fifa)
Assistentes: Émerson Augusto de Carvalho (SP/Fifa) e Carlos Berkenbrock (SC/Fifa)
Cartão Vermelho: Gabriel Paulista (Vitória)

VITÓRIA
Viáfara; Nino, Gabriel Paulista, Ânderson Martins e Egídio; Neto Coruja, Uelliton e Fernando (Ramón); Henrique (Schwenk), Adaílton (Elkeson) e Júnior
Técnico: Antônio Lopes

ATLÉTICO
Márcio; Adriano, Gilson, Welton Felipe e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Robston e Elias (Anaílson); Juninho (William) e Marcão
Técnico: René Simões

Nenhum comentário: