segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto insere pequenos negócios rurais nas redes de comercialização

A inserção de 20% dos pequenos negócios rurais em redes de comercialização locais e 10% em redes estaduais foram duas metas atingidas pelo Projeto de Apoio à Produção no Território da Reforma em quase dois anos de trabalho. Esses e outros resultados foram apresentados nesta sexta-feira, 3 de dezembro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), com a presença dos líderes parceiros no trabalho.Cerca de 200 produtores cadastrados no Projeto estiveram presentes e puderam conferir esses resultados dos quais eles fazem parte. O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, ressaltou a importância que o Projeto teve em levar informação a quem trabalha no campo. “Produzir nem sempre é tão difícil, mas sim transformar aquela produção em dinheiro no bolso, em renda para o pequeno agricultor”, expôs.

Além dos bons resultados, o que fica entre os participantes e a equipe que trabalhou pelo Projeto é a expectativa de continuação. A líder do grupo Saborearte, Marli Sanchik, que trabalha com artesanato em Dois Irmãos do Buriti, comemora as conquistas como o Ponto de Cultura da Cidade onde ela e os outros integrantes divulgam seu trabalho. “Aprendemos muito com os agentes que nos visitavam, mas acredito que ainda temos muito por aprender e esperamos a continuidade do Projeto”, sustenta.
O diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro, avaliou positivamente os resultados e também destacou a importância de continuidade para o trabalho, com o atendimento a esses pequenos produtores. “Através do desenvolvimento da agricultura familiar, pela qual os trabalhadores conseguem comercializar a produção e obter renda, toda a região ao redor se desenvolve também”, enfatiza. O superintendente do Senar, Clodoaldo Martins, ratifica o conceito de vetor de desenvolvimento conquistado pelo projeto. "Os resultados estimulam e se propagam ao modo de uma cadeia", enfatiza.

O Território da Reforma atuou em Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos. O trabalho foi realizado através de agentes de desenvolvimento rural que visitavam as propriedades, cadastravam os produtores e levavam informações técnicas, criavam canais de comercialização e capacitavam trabalhadores, atuando principalmente na melhora da auto-estima do agricultor familiar.
Por:Camila Valderrama Simões/Sato Comunicação

Nenhum comentário: