sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fecomercio: venda a prazo será impactada com medidas

Por: Agencia Estado - Equipe AE
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) disse que as medidas de contenção ao crédito, anunciadas hoje pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central (BC), provocarão 'forte impacto' nas vendas a prazo a partir de janeiro, pois o corte do BC representa 15% o volume de crédito destinado às pessoas físicas.

'Essas medidas não vão afetar diretamente as vendas de Natal, pois os recursos já estão disponibilizados', afirma a entidade, em nota à imprensa distribuída hoje. Ao lamentar o anúncio das medidas, a Fecomercio-SP diz que 'não há sinal evidente que possa haver escalada de preços nos segmento de bens duráveis'.

'No caso do crédito para veículos, é importante lembrar que, há pouco tempo, os prazos máximos de financiamento já estiveram muito mais dilatados do que os atuais e o próprio mercado fez os ajustes que julgou necessário', diz a entidade.

Citando dados recentes da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomercio-SP, a entidade afirma que tanto o grau de endividamento médio quanto a inadimplência das famílias vêm se mantendo estáveis, a despeito do aumento da oferta de crédito. 'Se o governo quer restringir algum consumo, que seja o dele mesmo. Sugerimos que o governo adote uma política mais restritiva com relação aos próprios gastos', afirma Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio-SP.

Nenhum comentário: