terça-feira, 8 de novembro de 2011

Berlusconi deve renunciar da liderança italiana ainda nesta terça

Após as fortes pressões da oposição e das lideranças da Zona do Euro, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, deve renunciar ao cargo assim que for efetuada a aplicação das medidas de controle de gastos para reduzir o deficit público do país, segundo informou nota oficial da Presidência divulgada nesta terça-feira.

O mesmo aconteceu recentemente com o antigo primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, após anunciar pretensões contrárias ao proposto pelo grupo de líderes da União Europeia. Ambos países passam pelas situações políticas mais preocupantes diante da crise da dívida.

Após a Câmara dos Deputados aprovar a prestação de contas do governo de 2010 com a margem mínima de votos necessária, Berlusconi se reuniu com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e outras lideranças políticas de base do governo no palácio do Quirinale, sede da Presidência da Itália.

Segundo o comunicado emitido pela presidência, o chanceler italiano teria dito que tem consciência das aplicações da votação desta terça-feira e expressou sua preocupação em poder dar uma resposta aos vizinhos europeus.

Pouco tempo depois da votação, o ministro da Defesa, Ignazio La Russa afirmou que os número teriam que ser levados ao chefe de Estado do país, independente do resultado.

Nenhum comentário: