sexta-feira, 23 de março de 2012

Adeus: Chico Anysio morre aos 80 anos


Depois de um longo período internado, o humorista Chico Anysio, de 80 anos, não resistiu e morreu nesta sexta-feira. Ele estava internado desde o dia 22 de dezembro de 2011 no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio.

A saúde de Chico Anysio já estava debilitada há mais de um ano. Em dezembro de 2010, o humorista foi internado com falta de ar e foi identificada uma obstrução da artéria coronariana, além de ter apresentado quadro de pneumonia. Ele recebeu alta em março de 2011. Em novembro, Chico foi internado novamente por causa de uma infecção urinária e permaneceu no hospital até dia 21 de dezembro. No dia seguinte, o humorista voltou ao local apresentando hemorragia digestiva. O quadro de saúde do humorista foi se agravando durante o período.

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape (Ceará) no dia 12 de abril de 1931 e se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança. Na adolescência, Chico Anysio frequentou programas de calouros em rádios no Rio e em São Paulo. Nas telas, sua estreia foi na "TV Rio" com "Noite de Gala", em 1957.

Na TV, alguns de seus programas de maiores sucessos foram "Chico Anysio Show", "Chico Total", "Escolinha do Professor Raimundo", Zorra Total".

O humorista criou personagens que vão ficar na história do humor brasileiro, entre eles: Alberto Roberto, Bozó, Coalhada, Justo Veríssimo, Nazareno, Professor Raimundo, Salomé.

Casado seis vezes, o comediante teve oito filhos: Lug de Paula, Nizo Neto, Rico Rondelli, André Lucas (adotivo), Cícero Chaves, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória.

Um comentário:

Blog do Cleider disse...

Foi um marco na história do humorismo brasileiro.