quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vagão Ambiental permanece em Três Lagoas até sexta-feira

Lições de ecologia são passadas a crianças de oito escolas públicas da cidade
Três Lagoas/ MS - Aprender sobre a importância de preservar o meio ambiente de maneira divertida, dentro de um vagão de trem. Essa é a proposta, desenvolvida pelo Instituto ALL de Cultura e Educação da América Latina Logística (ALL), e levada nesta semana, para crianças do 3º e 6º ano, alunos de escolas públicas de Três Lagoas. O vagão está na cidade desde o dia 30 de novembro, e ficará até a próxima sexta-feira (3).Na ocasião, o palestrante Paulo Elero se apresenta para as crianças como “Dr. Natureza”, e discorre pequenas palestras sobre educação ambiental, com foco para a preservação dos recursos naturais, reciclagem, cuidados com o descarte do lixo e plantio de mudas. Além disso, cuidados que se devem tomar próximos à linha férrea também são comentados com bastante ênfase.

Com 20 anos de experiência no trabalho com crianças, Elero, atua como guia de turismo pedagógico, e desde março de 2010 integra o projeto do Vagão Ambiental da ALL: “No vagão, exibimos um vídeo para as crianças, com uma reportagem que conta a história de uma menina de cinco anos que aprendeu como fazer reciclagem na escola e compartilhar esses conhecimentos com sua família. O trabalho com a criança tem esse objetivo, fazer com que ela leve a prática desses conhecimentos para dentro de casa. Essa é uma ideia que funciona de verdade, porque ela cobra um comportamento correto dos pais e dos adultos dos quais está próxima”.No primeiro dia, 30 de novembro, crianças da escolas Municipais Eufrosina Pinto e Flausina de Assunção Marinho participaram das atividades no vagão, na estação ferroviária de Três Lagoas. “Nós estimulamos a percepção da criança por meio dos cinco sentidos”, diz o palestrante, ao mostrar as atividades disponíveis dentro do espaço do vagão, decorado com temas da natureza. Ele conta que há brinquedos para estimular o tato, o olfato, a visão e mesmo a audição, no momento da palestra. E o paladar, no momento do lanche oferecido à turma participante.

“Foi legal. É a primeira vez que entro num vagão assim”, relata João Anderson Santos Silva, 10 anos. “É bom aprender sobre a natureza, o trem, lixo orgânico e o que fazer para não poluir o meio ambiente”, confirmam os colegas de turma, Leonardo Ferreira da Silva, 10, e Anderson Luís Costa Filho, 9 anos.

A professora Itazir de Oliveira Carmo salienta que, já participou do projeto outras vezes. “A intenção é muito boa, de trazer propostas de educação para fora da sala de aula. Como os alunos se acostumam conosco, eles retêm muito pouco do que dizemos todos os dias. Com estímulos diferentes, eles retêm mais informações a respeito do conteúdo passado. As noções de educação no trânsito, principalmente, são muito necessárias para Três Lagoas, neste momento de transição que vivemos”. Ela ainda enfatiza que a cidade está evoluindo, mas a população ainda está indisciplinada em relação às novas situações e regras para conviver bem, e complementa dizendo que “a educação também precisa se adaptar às novas tendências”, e que “esses encontros são construtivos, porque ao mesmo tempo aproximam alunos e professores”.As noções de segurança no trânsito, ressaltadas pela professora, ganham relevância em municípios como Três Lagoas – onde a linha ainda cruza a área urbana, e o trem de carga funciona a todo vapor. “Quando dizemos que o trem não é o culpado pela maioria dos acidentes que acontecem envolvendo vagões, é verdade, porque ele não desvia do caminho dos trilhos. A atenção tem que ser redobrada por parte dos condutores que cruzam a linha férrea. É necessário o respeito às leis de segurança no trânsito, para que os transportes convivam em paz”, argumenta Paulo Elero.

As escolas Eufrosina Pinto, Flausina de Assunção Marinho, Maria Eulália Vieira, Joaquim Marques de Souza, Marlene Noronha Gonçalves e Professor Ramez Tebet já foram contempladas pelo projeto nessa semana, acompanhadas por Alvani Maria Camargo, da Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas, que organiza a programação das visitas. E alunos das escolas General Nelson Custódio e Filinto Muller participarão do projeto nesta
sexta-feira, 3 de dezembro, das 7h30 às 10 horas; e das 13h30 às 16 horas,
respectivamente.
Por:Marcele Aroca - Sato Comunicação

Nenhum comentário: