quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Senar recebe cerca de 200 produtores rurais para encerramento de projeto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) recebe nesta sexta-feira (03) cerca de 220 produtores de 11 municípios do Estado para o encerramento do projeto Território da Reforma. O evento será realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), das 7h30 às 12h, e vai reunir também autoridades ligadas ao meio rural para o encerramento do projeto, executado nos últimos dois anos.

O aumento de 92,2% na renda dos produtores rurais e a elevação de 15% no número de postos de trabalho são alguns dos resultados obtidos pela iniciativa, que tem o nome de Projeto de Apoio a Produção Sustentável no Território da Reforma que serão apresentados amanhã. No encerramento, haverá uma apresentação, por meio de um vídeo documentário, com depoimentos relatando os resultados obtidos por meio do projeto, que se refletem na qualificação do trabalho em diversas atividades rurais e na comercialização dos produtos.

Desenvolvido nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Maracajú, Sidrolândia e Terenos, com cerca de 550 produtores rurais, o Projeto também registrou 10% de novos negócios de micro e pequeno porte nos 28 meses de trabalho. Os dados foram obtidos com base em um questionário aplicado aos participantes, comparando a situação dos produtores desde o início do Projeto, em 2008, com o cenário apresentado agora.

Estarão presentes no encontro os representantes dos sindicatos rurais e de associações do Estado, além de representantes de agricultores familiares que atuam na apicultura, fruticultura, olericultura, floricultura tropical, florestas plantadas, agro extrativismo, artesanato, ovinocaprinocultura e do turismo rural.

O evento contará com a presença do presidente da Famasul, Eduardo Riedel, do superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae, Claudio George, da secretária de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina, e do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Celso Arruda.

Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas. O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Por:Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748

Nenhum comentário: