terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lula pede cuidado após alerta sobre possível epidemia de dengue em 24 cidades

Por: EFE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda-feira às autoridades regionais que redobrem as medidas de prevenção contra a dengue após a divulgação de um estudo oficial segundo o qual 24 cidades do país correm o risco de sofrer epidemias da doença no verão.

Em um pronunciamento perante um grupo de prefeitos e governadores no Palácio do Planalto, Lula disse que as autoridades municipais e estaduais precisam investir em ações de limpeza para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

"A dengue é sobretudo uma questão de limpeza, de cuidado preventivo. É importante que os prefeitos façam um mutirão de limpeza", afirmou o chefe de Estado.

A advertência foi feita pouco depois que o Ministério da Saúde divulgou um estudo segundo o qual, de 370 cidades inspecionadas, 24 correm o risco de viver uma epidemia e outras 154 estão em situação de alerta.

O estudo mediu o nível de infestação do mosquito a apenas duas semanas do início do verão, época em que tradicionalmente aumenta o risco de epidemias.

Segundo o Ministério, das 24 cidades com risco de epidemia, duas são capitais (Rio Branco e Porto Velho), e das 154 em situação de alerta, 14 são capitais, entre elas Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

O estudo considera cidades em risco as que registram presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti em mais de 4% das residências inspecionadas, e em estado de alerta as que têm um índice de infestação entre 1% e 3,9% nas casas fiscalizadas.

Lula disse que os prefeitos das cidades em risco e em alerta têm que adotar medidas preventivas urgentes para evitar possíveis epidemias e um aumento do número de doentes e mortos pela doença.

Segundo as últimas estatísticas do Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 16 de outubro deste ano foram registrados no Brasil 936.260 casos de dengue, com 592 mortes e 14.342 pacientes graves.

Nenhum comentário: