terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aquário do Pantanal: licitação prossegue e obras devem começar em março

Por:Boris Valerio Verbisck
Campo Grande (MS) - Mato Grosso do Sul receberá um dos maiores aquários de água doce do Brasil, o Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna (Cepric) - Aquário do Pantanal. O governador André Puccinelli anunciou, na semana passada (4), que as obras do Aquário do Pantanal, que será construído dentro do Parque das Nações Indígenas, começam em março de 2011.

Os documentos para habilitação das cinco empresas que estão disputando a obra estão em processo de análise na Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). As propostas ainda não foram abertas.O Aquário custará cerca de R$ 80 milhões e foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake. O local abrigará mais de 350 espécies de animais, como répteis, peixes e crustáceos. A estrutura tem 90 metros de comprimento e 18 de altura.

O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes.

Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos 20 tanques. São 16 no interior do aquário e quatro externos, além de um ambiente especial para as sucuris.

Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais. Conforme o arquiteto, a pessoa "mais apressada" levará 40 minutos para visitar todas as dependências do aquário.

Toda a megaestrutura deve ficar pronta no início de 2012. O projeto será distribuído em uma área de 17 mil metros quadrados, com sua entrada voltada para a avenida Afonso Pena.

Nenhum comentário: