quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Agraer realiza II Feira do Leite do Território Cone Sul em Iguatemi

Campo Grande (MS) - A 2ª Feira do Leite do Território Cone Sul, será realizada de hoje (2) a 5 de dezembro, no recinto Estrela Leilões, em Iguatemi. O evento tem como objetivo divulgar o potencial da pecuária leiteira no município, setor que, nos últimos três anos, teve sua produção aumentada em quatro mil toneladas e se encontra em expansão, tanto em volume de produção, quanto em lucros.A programação da 2ª Feira do Leite do Território Cone Sul inclui oficinas, competições rurais, leilões, torneio do leite, cursos, palestras, atrações culturais e um seminário sobre a atividade leiteira no Território Conesul. No dia 3 de dezembro, a feira contará com show da dupla Guilherme e Santiago. Uma realização do governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Sindicato Rural de Iguatemi; NCN Produções e conta com apoio da Seprotur, Famasul, Prefeitura Municipal de Iguatemi, Câmara Municipal de Iguatemi, Sebrae, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura.

Pecuária leiteira
Atualmente, o município de Iguatemi produz cerca de 13 mil toneladas de leite por ano, ocupando a segunda posição no Estado em volume de produção, atrás somente do município de Itaquiraí. A cidade é considerada o local onde melhor se comercializa o leite no Estado. De acordo com a Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Auxiliadora (Asplan) em 2009 o preço médio de comercialização do litro de leite foi de R$ 0,62, enquanto que, no Estado, a média foi de R$ 0,49.

Para o coordenador municipal da Agraer, Emerson Medeiros, o sucesso da atividade no município deve-se a dois fatores principais: aperfeiçoamento de técnicas de manejo, por parte dos produtores e investimentos em projetos de fomento, realizados pelo governo do Estado. Em Iguatemi, o leite já se apresenta como a principal economia para a agricultura familiar. Entre os 450 assentados da reforma agrária existentes no município, a produção de leite é a principal fonte financeira de cerca de 85% das famílias.
Fonte: Agraer/MS/Tereza da Penha

Nenhum comentário: