quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Inflação no país é a maior em cinco anos, diz IBGE

Fonte:G1
A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ganhou força em novembro e acelerou para 0,83%, informou nesta quarta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É o maior índice mensal desde abril de 2005, quando havia atingido 0,87%, de acordo com o IBGE. O indicador havia registrado as variações de 0,75% em outubro e de 0,41% em novembro de 2009.

O índice engloba a variação de preços para famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas principais áreas urbanas do país.

De janeiro a novembro, a alta acumulada pelo IPCA é de 5,25%, acima dos 3,93% registrados em igual período de 2009. O IPCA é o indicador usado como base para as metas de inflação do governo determinadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Atualmente, a meta central para a inflação em 2010 é de 4,5%, com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (até 6,5%).

Na opinião de analistas do mercado financeiro, o patamar elevado da inflação é preocupante e impõe a necessidade de mais medidas do governo para controlar os preços, como aumento dos juros e artifícios para "enxugar" o mercado, como a elevação do compulsório anunciada recentemente pelo Banco Central.

Apesar disso, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve manter no mesmo patamar os juros nesta quarta, e só volte a elevar a taxa Selic em janeiro.

Nenhum comentário: