quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Excesso de botox pode causar atrofia muscular

Um estudo feito pela Universidade de Calgary, no Canadá, sugere que o uso prolongado da toxina botulínica pode causar atrofia e perda de força muscular em regiões próximas do local da aplicação.

O levantamento, que será publicado no "Journal of Biomedics", avaliou efeitos de aplicações em 20 coelhos, divididos em quatro grupos.

Segundo a pesquisa, o grupo submetido por mais tempo (seis meses) ao maior número de doses apresentou maior atrofia e maior perda de força e de massa musculares.

Estudos anteriores já haviam apontado que a aplicação de botox poderia causar esses mesmos efeitos. Médicos ouvidos pela Folha afirmaram que músculos próximos ao local que recebeu a aplicação podem ser afetados, ainda que isso seja raro.

No entanto, essa é a primeira pesquisa a mostrar que os efeitos podem ocorrer também em áreas do corpo distantes do ponto que recebeu a injeção. No estudo com os coelhos, foram observadas atrofia e perda da força muscular nas patas que receberam a toxina e nas que não receberam.

Nenhum comentário: