quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Secretário de Defesa de PE pede ao FBI ajuda para investigar lixo hospitalar

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, disse que a Federal Bureau Investigation (FBI) poderá ajudar na apuração das denúncias sobre a importação de lixo hospitalar dos Estados Unidos. Ele já conversou com a cônsul norte-americana no Nordeste, Usha Pitts, e com o adido do FBI em Brasília.

"O governo americano está disposto a colaborar no que for possível, através do próprio FBI e também da agência ambiental norte-americana, uma espécie de Ibama que eles têm lá”, relata. Segundo o secretário, diligências já estão sendo feitas pelos adidos daquele país. “Há possibilidade inclusive de vir para o Recife um representante do FBI para acompanhar essas investigações e nos ajudar no que for possível”, afirma.

Os investigadores coletaram mais de 60 amostras do material apreendido nos contêineres do porto de Suape e, segundo Damázio, "a prioridade é detectar que manchas são aquelas. Se é sangue, algum tipo de excremento, algo que venha a prejudicar a saúde de quem manuseia”. O secretário garantiu que já ouviu várias testemunhas e o inquérito está bastante avançado.

Nenhum comentário: