terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lula inaugura teleférico no Complexo do Alemão, no Rio

Por: EFE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta terça-feira um teleférico do conjunto de favelas Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que no final do mês passado foi tomado por centenas de policiais e militares que expulsaram os grupos de traficantes que dominavam a área.
"Este teleférico passa a competir com o do Pão de Açúcar para ser o postal da cidade", disse Lula, que subiu ao veículo acompanhado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da capital, Eduardo Paes.

O teleférico unirá diferentes partes do Complexo do Alemão, cuja ligação é difícil devido à irregularidade do terreno e à diversidade de ruas, vielas e passagens que formam o conjunto de 15 favelas.
Previsto para ser inaugurado em março de 2011, o projeto tem 152 bondinhos nos quais cabem até dez passageiros, e se calcula que a cada dia mais de 30 mil habitantes poderão utilizar o novo meio de transporte público.

Lula destacou a importância simbólica do teleférico para o povo do Rio de Janeiro e especialmente para os habitantes do próprio bairro, já que, como disse, as infraestruturas sociais contribuem para a "recuperação de sua autoestima".

Tanto o presidente quanto as autoridades locais destacaram a importância de construir e investir em lugares tradicionalmente excluídos como as favelas, sobretudo após as políticas de segurança ali executadas.

Entre as seis estações que fazem parte do teleférico do Alemão, o primeiro público do Rio de Janeiro, algumas estarão equipadas com serviços para a comunidade como uma biblioteca, acesso a internet sem fio e inclusive um teatro.

Nenhum comentário: