sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hemosul necessita com urgência de doadores de sangue


Campo Grande (MS) - O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está necessitando com urgência de doadores de todo tipo de sangue.

A assistência social do Centro solicita a colaboração dos militares (dos Bombeiros, Polícia Militar e Civil), para comparecerem ao órgão, para doarem sangue. Segundo a assessora de comunicação do Hemosul, Mayra Franceschi, o Centro também necessita de sangue para fazer plaquetas. “As plaquetas duram somente cinco dias. O estoque de todas as tipagens sanguíneas está baixo”, disse a assessora, ao informar que nas últimas semanas o número de doadores de sangue caiu 80%.
Mayra explica que um dos motivos da ausência de doadores de sangue nesta época, grande parte, é devido às realizações das festas de final de ano, e também o consumo de bebidas alcoólicas. “Nesta época os doadores somem. E também ocorrem muitos acidentes de trânsito. E a procura dos hospitais por bolsas de sangue é grande”. Ela informa que no momento, estão mantendo no estoque as 85 bolsas de sangue, que foram adquiridas na campanha realizada no último sábado (11), no município de Coxim.
No mês passado, o Hemosul realizou campanha para a doação de sangue, em Nova Andradina, - município que atende a distribuição sanguínea de toda a região que também abrange os municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Para fazer a doação, os voluntários precisam ter idade entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde, bem alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e estar portando algum documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação).

Em Campo Grande, o Hemosul está localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. Mais informações pelo telefone (67) 3312-1558 (Mayra). Foto:Edemir Rodrigues

Nenhum comentário: