sábado, 18 de dezembro de 2010

Apicultores de Rio Verde querem aumentar produção com financiamento do Banco da Gente

Rio Verde (MS) – Produtores de mel do município de Rio Verde querem ao menos triplicar a produção até 2012. De quatro toneladas por ano a intenção é chegar a 12 toneladas. “Queremos triplicar, quadruplicar, aumentar muito mais”, diz o presidente da Associação dos Apicultores de Rio Verde, Antonio Lázaro, otimista com o incentivo financeiro obtido em uma parceria com o governo do Estado.

Para a ambiciosa meta de elevar em ao menos três vezes a produção, os associados passam a contar com recursos da linha de microcrédito do Banco da Gente criada especialmente para financiar pequenos produtores dessa atividade. A parceria foi firmada com a presença do governador André Puccinelli, durante as comemorações de 57 anos de emancipação política do município no dia 16.

De acordo com o diretor-geral do Banco, Marcio Laabs, diversas associações já aderiram à linha de crédito como alternativa para obter recursos a juros razoáveis e investir na produção. “Esta já é a sétima entidade produtiva de apicultura com a qual fechamos a parceria”, revelou Laabs.

Lázaro atua no ramo da apicultura há cerca de 25 anos e está à frente da associação criada em 2008, que reúne em torno de 30 associados. Ele conta que já investiu em torno de R$ 200 mil de recursos próprios, de outros negócios que tem na mesma área, acreditando no potencial do produto. Agora, com a linha de crédito acessível para que cada associado tome emprestado, a expectativa é incentivar o investimento na compra de material e fazer aumentar a produção. O dinheiro é para comprar caixas, macacões, fumegadores, enfim, incentivar os produtores a focarem no negócio. Com isso, vai aumentar o potencial de produção”, anima-se.

O financiamento incentiva a produção que já conta com uma grande vantagem natural: a região, próxima ao Pantanal, é muito propícia à cultura do mel, segundo Antônio Lázaro, porque não há uso de veneno ou agrotóxico, além de haver disponibilidade de plantas apícolas valiosas como matéria-prima para as abelhas. “A Lixeira, o Assa-peixe, o Cambará do Pantanal são excelentes”, ele lista.

A produção atual ainda modesta tem como mercado consumidor o próprio município de Rio Verde. Com a perspectiva de crescimento, a ideia é futuramente tornar a cidade um Centro de Distribuição da região norte de Mato Grosso do Sul.



Por:Gizele Cruz de Oliveira / foto Rachid Waqued

Nenhum comentário: