sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Agraer e Federação de Apicultura discutem ações de incentivo ao setor

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão reuniu-se nesta quinta-feira (16) com o presidente da Federação de Apicultura e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul, Gustavo Nadeu Bijos e com presidentes de associações de apicultores da Capital e do interior, para discutir ações de incentivo ao setor e a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Agraer e a Federação para desenvolvimento de ações em apicultura.

Na ocasião, foram discutidas as principais ações que já vêm sendo executadas para incentivar o desenvolvimento da atividade no Estado, como o programa de georreferenciamento, que teve início junto a apicultores de municípios da região do Pantanal, devendo ser expandido para outros municípios do Estado; o programa de rastreabilidade, que já se encontra à disposição de apicultores de todo o Estado; e as linhas de crédito disponíveis para o setor através de cinco instituições bancárias.

Durante o encontro, o diretor da Agraer enfatizou a importância da apicultura para a diversificação da economia do Estado. “A apicultura em Mato Grosso do Sul está bem organizada e o mel já faz parte da realidade econômica do Estado, atendendo uma parcela significativa do mercado. Nossa parceria com o setor já está estabelecida e será aperfeiçoada cada vez mais”, disse Roldão.

De acordo com o presidente da Federação de Apicultura, Gustavo Nadeu Bijos, o Estado conta hoje com aproximadamente 700 apicultores a maioria na agricultura familiar, e a produção anual é de cerca de 600 toneladas. “Nossa expectativa é de que essa produção aumente em até de vezes nos próximos anos, com o aumento das políticas de incentivo para exportação de mel”, aponta Bijos.

Participaram da reunião, apicultores dos municípios de Rochedo, Miranda, Terenos, Campo Grande, Corumbá, Rio Brilhante, Coronel Sapucaia, e representantes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166

Nenhum comentário: