sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Abramat: vendas de materiais sobem 5,4% em novembro

Por: Agencia Estado - Fabiana Holtz
As vendas internas de materiais de construção cresceram 12,6% no acumulado do ano até novembro em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Em novembro, as vendas registraram alta de 5,41% em relação a um ano antes, mas queda de 1,76% ante outubro. Já o nível de empregos gerados pela indústria cresceu 10,88% frente a novembro de 2009 e 0,58% na comparação com o mês anterior.

Por segmento, as vendas internas dos materiais básicos aumentaram 1,15% ante novembro do ano passado, mas caíram 2,10% ante outubro. Já as de materiais de acabamento cresceram 13,32% em relação a um ano antes, mas apresentaram retração de 1,18% em relação às de outubro.

Segundo o presidente da entidade, Melvyn Fox, o avanço mais expressivo dos materiais de acabamento se deve porque, em 2008, houve o início de muitas obras, que agora estão sendo entregues. Conforme comunicado da entidade, a performance de novembro marca treze meses consecutivos de resultados positivos na comparação com os mesmos meses do ano anterior. A entidade aponta que nos últimos meses tem registrado uma desaceleração no ritmo de crescimento, em razão da base de comparação mais elevada.

Para os próximos meses, a Abramat estima que o setor continuará crescendo, mas em taxas menores. Diante da atual performance, a entidade reafirmou sua projeção de crescimento para 2010, que está em 12%.

Nenhum comentário: