quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cade suspende fusão Gol-Webjet até que seja divulgada análise final

Por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a Gol e a Webjet manter as operações das duas empresas separadas até que a fusão seja analisada.

O Conselho acredita que por conta do tamanho da negociação e pelo pequeno número de concorrentes, a tendência é que seja exigida a assinatura de um Apro (Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação), de acordo com "Folha de S. Paulo". Esse tipo de acordo é firmado em operações que incluem empresas com grande participação de mercado. Foi feito, por exemplo, na compra da Sadia pela Perdigão.

Com esse documento, o conselho tem como manter as duas empresas separadas e funcionando até o fim da última análise.

A preocupação do Cade no caso Gol-Webjet é com os horários e locais para pouso e decolagem (Slots), ativos concorridos nos principais aeroportos do país. A incorporação dos slots da Webjet pode representar um grande poder de mercado para a Gol

Mesmo endividada e valendo R$ 310,7 milhões, a Webjet foi vendida a Gol por R$ 96 milhões. Com o negócio anunciado na última sexta-feira, a Gol passaria a ter 40,55% do mercado, contra 44,43% da TAM.

Nenhum comentário: