terça-feira, 25 de maio de 2010

Unidade é o que fortalece produtores, diz presidente de Fórum da Pecuária da CNA

O fortalecimento da pecuária nacional e a mobilização dos pecuaristas em torno de objetivos e decisões comuns passa pela unidade em torno de suas representações. A afirmação é do presidente do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, diante da proposta levantada pela Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que sugeriu recentemente a criação de uma entidade voltada para a defesa dos interesses dos pecuaristas.

Segundo Nogueira, esse fórum já foi constituído pela CNA com o objetivo de defender a pecuária e acompanhar os assuntos referentes ao setor no Brasil e no cenário internacional. O dirigente ressaltou que mais do que participar das movimentações referentes à criação e comercialização de animais, o Fórum promove discussões em torno de temas relacionados ao segmento com objetivo de abrir novos caminhos para a pecuária nacional. Como exemplo, citou ações promovidas pelo Fórum junto com a Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA para debater o tema aquecimento global. Nesse sentido, a entidade interage com estudiosos de órgãos de pesquisa reconhecidos nacionalmente para desmistificar a contribuição atribuída à pecuária nacional na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE’s).

Recentemente, o Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA acompanhou o lançamento do programa Boi na Bolsa nos estados do Centro-Oeste, uma iniciativa que traz mais transparência a comercialização do gado. “O Fórum atua pela CNA, órgão de maior representatividade do setor agropecuário nacional, sendo que todas as entidades que quiserem se juntar a nós serão bem-vindas. A proposta da criação de um órgão similar não vai contribuir para a unidade do setor”, enfatizou Nogueira.

Nogueira acompanha esta semana a comissão nacional que participa da 78ª Assembléia Mundial da Organização Internacional de Epizootias, que acontece até o final de semana em Paris, na França, e reúne representantes de 175 países membros da organização, criada com o objetivo de garantir a transparência na condição sanitária animal no mundo.

Também presente no evento, representando o Estado de Mato Grosso do Sul, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Corrêa Riedel, enfatiza a necessidade dos produtores manterem a unidade em torno de suas representações. “Precisamos criar mecanismos que reforcem nossos posicionamentos e primar pela união dos produtores em torno dos objetivos que garantam o desenvolvimento da pecuária nacional”, enfatizou Riedel.

Por:Camila Valderrama
(camilavalderrama@satocomunicacao.com.br)

Nenhum comentário: