quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pedro Gomes em Foco

Projeto escolar aborda cultura dos participantes da Copa do Mundo

A escola municipal Archângela Mourão Fontoura, sob responsabilidade da professora de Educação Física Juliana Dorado, está desenvolvendo um projeto que abrange todas as etapas da Copa do Mundo; analisando passado e presente deste evento que engloba todas as culturas mundiais.

O projeto abrange curiosidades sobre os diversos países que disputam os jogos, enfatizando suas etnias, crenças, culturas, dentre outros preceitos. A professora envolve todos os alunos de todos os anos escolares, com a função de instigá-los a respeitar todas as diversidades que cada seleção apresenta.

Os alunos estão pesquisando e confeccionando bandeiras, murais, cartazes, entre outras ações que possibilitam a compreensção desse grande evento futebolístico entre os países. O projeto conta com outros colaboradores tais como: Lucinei Teodoro (professora de artes) e dos outros professores que, direta ou indiretamente, participam do processo de aprendizagem.
****************************************************************************

Pedro Gomes enviará Conselheiros Tutelares para o ENAPA

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pedro Gomes vai enviar os Conselheiros Tutelares, Jani Maria Cunico de Oliveira, Tania Maria Colossi dos Santos e Ana Paula de Olivieira para participarem do XV Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa).

O Encontro é considerado o maior evento sobre adoção da América do Sul e será realizado nos dias 3, 4 e 5 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e reunirá Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Conselheiros Tutelares, Juízes, Defensores Públicos, pais e filhos adotivos, entre outros.

A conferência de abertura, do dia 3 de junho, será proferida pelo Promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, com o tema "Direito a convivência familiar X Institucionalização prolongada". Já no dia 4, serão abordados temas relacionados à nova lei da adoção e aos cadastros nacionais de adoção e de crianças em regime de acolhimento institucional e familiar.

A Dra. Tania Mara Garib, também será ministrante na palestra da Enapa, discorrendo sobre "O poder público e a rede de atendimento de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes".

Será debatido, o papel dos grupos de apoio à adoção e sua relação com o Poder Judiciário, assim como a pedagogia da adoção, com a palestra do psicólogo Luiz Schettini que vai tratar sobre criação e educação de filhos adotivos.

No dia 4 e último dia do encontro, a psicóloga e diretora do grupo de estudo e apoio à adoção no Recife, Suzana Sofia Moeller Schettini, falará sobre "A escola para um novo conceito familiar
Enapa
O Enapa é resultado de uma parceria entre Associação dos Magistrados Brasileiros da Infância (Abraminj), o grupo de apoio à adoção MANJEDOURA (GAAM), de Coxim, o grupo de Estudo e apoio adoção a vida (GEEA-VIDA), de Campo Grande, e conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e do projeto Padrinho.
Por: Mychela Lemos

mychela_ms@hotmail.com

Nenhum comentário: