sábado, 15 de maio de 2010

Ariano Suassuna leva mais de mil pessoas ao Armazém Cultural

A presença do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna fechou com chave de ouro a 23ª Noite Nacional da Poesia realizada nos dias 12 e 13 de maio. A Noite da Poesia é uma iniciativa é da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) em uma parceria com a União Brasileira de Escritores do Mato Grosso do Sul (UBE/MS).

O projeto começou a movimentar a classe artística no último mês, quando os poetas de todo o País e das mais variadas idades começaram a inscrever suas poesias no concurso literário. Uma comissão julgadora ficou responsável pela análise do material inscrito e selecionou os dez melhores considerando o valor literário.

Na primeira noite do evento (12) dez pessoas selecionadas apresentaram os poemas. Na ocasião, uma comissão julgadora selecionou os melhores no quesito declamação, que foram premiados no dia. Além de poesia de altíssima qualidade, os presentes puderam desfrutar de duas apresentações musicais, de MPB e violão clássico. O poeta das Moreninhas, José Mauro (in memorian) e o poeta performático e repentista Ruberval Cunha foram os homenageados da noite.

A segunda noite do evento (13) começou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Em seguida, os poetas classificados no quesito valor literário foram premiados. Pouco tempo depois teve início a tão esperada aula espetáculo de Ariano Suassuna.

Entre os mais de mil presentes, o clima era de descontração e profunda admiração. “Me encantei com Ariano Suassuna. Apesar de conhecer vários de seus livros, não imaginava o tamanho de sua simplicidade, de seu senso de humor e especialmente de sua inteligência”, classificou a estudante de arquitetura Danielle Fabrão.

Entre declamações de poesias, lições de vidas e frases como "Considero minha poesia fonte profunda de tudo que eu sou... Eu não gosto de poesia muito ajuizada não, gosto dos loucos e dos mentirosos", Ariano encantou a platéia por mais de uma hora.

“Foi uma grande aula de cultura, de Brasil. Ariano Suassuna, com toda sua simplicidade e profundo conhecimento encantou a todos nós de Campo Grande. Foi sem dúvida uma grande contribuição para a vida de cada um dos participantes”, classifica o diretor-presidente da Fundac Roberto Figueiredo.


Por:Luisa Amorim
Assessoria de Comunicação da Fundac
8125.9290

Nenhum comentário: