terça-feira, 18 de maio de 2010

Programa JAA inicia 2ª etapa em Pedro Gomes

Iniciou nesta segunda-feira, 17 de maio, o módulo de pecuária de corte do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), em Pedro Gomes. Com o objetivo de formar jovens conscientes das oportunidades existentes no campo, o projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece capacitação profissional que desperta a visão empresarial e a capacidade empreendedora do indivíduo.

O JAA é modular e inicia sempre com gestão do agronegócio, que fornece toda a base para a continuidade do programa. Os próximo módulos são oferecidos de acordo com as características da região onde acontece podendo ser: fruticultura, pecuária leiteira ou corte, olericultura, mecanização e cana-de- açúcar.

Em Pedro Gomes, 50 jovens participam do módulo de pecuária de corte que tem carga horária de 80 horas distribuídas em encontros de 8 a 20 horas por semana. Diariamente, são no máximo 4 horas de aula que acontecem nos dias da semana no horário contrário ao do turno escolar.

As aulas trabalham com atividades de interatividade entre os alunos, provocando a criação coletiva e a aprendizagem construída. "Um jovem capacitado pelo JAA será capaz de perceber a importância da administração rural em uma economia competitiva e globalizada, isso de forma que perceba as oportunidade presentes no campo onde ele possa atuar", considera o superintendente do Senar, Clodoaldo Martins.

Por:Mychela Lemos
mychela_ms@hotmail.com

Nenhum comentário: