segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Irã proíbe triângulo amoroso e homens seminus na TV

Foram proibidos programas de TV que tenham em seu conteúdo homens seminus ou menção a triângulos amorosos com aspecto atraente no Irã, como informou a agência semioficial de notícias Fars nessa segunda feira.

Ainda segundo a agência, apenas serão permitidos casos em que o triângulo amoroso for apontado claramente como uma cosia errada e que condenem em sua moral tais relacionamentos. A nova proibição reflete o cenário conservador e repressor à mídia do Estado Islâmico, ao qual pertence o país.

No novo termo foi condenada qualquer forma de alusão a uma ligação desnecessária entre sexos, seja em produções iranianas ou estrangeiras. Segundo a imprensa local, recentemente também foi proibida a divulgação de receitas de comida ocidentais na mídia.

As constantes restrições fizeram virar comum a captação ilegal do sinal de emissoras de satélite. Essa é uma das únicas formas de entrar em contato com o conteúdo noticioso e entretenimento que é vetado no país.

O Irã baniu as antenas parabólicas do país em meados de 1990. Segundo as autoridades, a tecnologia seria uma medida de esforço do ocidente para corromper a população local por intermédio da transmissão de programações sem moral.

Apesar da lei, os iranianos costumam encontrar brechas e continuam utilizando as antenas. No início de 2011, a polícia iraniana entrou em uma nova operação de força repressiva contra os transmissores.

Em 1979 houve uma revolução no país, quando foi imposta a lei islâmica. Desde esse período, programas de TV e filmes são sempre direcionados aos valores religiosos. Dessa forma, o governo faz sua parte para evitar cenas de relações íntimas entre homens e mulheres ou roupas que fujam muito ao código de vestimenta feminina local.

A TV iraniana controla as transmissões do país e sua programação é tomada por programas religiosos e anúncios do governo.

Nenhum comentário: