A maior parde das reclamações dos consumidores aos Procons durante 2011 foram com relação aos segmentos financeiros de de telecomunicações. Dos 1,6 milhão de atendimentos registrados ao longo do ano passado, 81,9 mil tiveram relação com o grupo Itaú, seguido pela Oi (80,8 mil), Claro-Embratel (70,1 mil) e Tim-Intelig (27,1 mil).
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. O boletim do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) indicou ainda que assuntos financeiros, telecomunicações e alguns produtos como aparelho celular, computadores, dvds, móveis e eletrodomésticos de linha branca somam 57,75 % do total de atendimentos.
Entre os problemas enfrentados pelos consumidores estão as cobranças (35,46%), ofertas (19,99%), contratações (11,62%) e qualidade (11,19%).
Já entre os denunciantes, o gênero feminino representa 54,69% das pessoas que procuraram os Procons em 2011. além disso, os dados emitidos nesta sexta-feira indicaram que a maioria dos consumidores queixosos tem entre 31 e 40 anos, com os jovens de até 20 anos somando apenas 2,12%, o menor percentual já registrado.
Com Informações da Agência Brasil
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