O Grêmio não só manteve o embalo como impediu o São Paulo de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o time paulista por 1 a 0 neste domingo, no Olímpico, em duelo válido pela 23ª rodada. Com o resultado, o Corinthians, mesmo derrotado pelo Fluminense mais cedo, segue no topo da tabela com 43 pontos.
Em recuperação, a equipe gaúcha chegou à sua terceira vitória seguida na disputa, foi a 30 pontos e já aparece na no 12º lugar da tabela. Derrotado, o time comandado por Adilson Batista segue com 41 e perde a vice-liderança para o Vasco, que foi a 42 após o empate com o Figueirense.
O confronto foi acirrado, com as duas equipes brigando muito pela bola, e com lances duvidosos reclamados por ambos os lados. No primeiro tempo, tanto gremistas quanto são-paulinos reclamaram pênaltis, mas foram ignorados pelo árbitro Héber Roberto Lopes.
No segundo tempo, o São Paulo chegou a fazer um gol após cruzamento de Juan que Casemiro escorou de cabeça aos 18 minutos, mas o juiz o anulou assinalando uma infração fora do lance que ninguém viu. Os jogadores do time paulista também não reclamaram.
No minuto seguinte, o lateral Julio Cesar brilhou em jogada individual pela esquerda, deu belo corte no paraguaio Piris e rolou para trás. Douglas chegou livre e tocou no canto oposto de Rogério Ceni para definir a vitória gremista.
A próxima rodada reserva ao Grêmio mais um adversário do topo da tabela, o Vasco, vice-líder do torneio, fora de casa. O São Paulo atuará em casa contra o Ceará.
O jogo
A aura era de um grande jogo. O Olímpico estava cheio, não era uma partida de vida ou morte, mas os dois times jogaram como se o futuro dependesse diretamente desses 90 minutos. Para o Grêmio estava em disputa a confirmação de um momento positivo. Para o São Paulo a conquista dos três pontos valia a liderança do Campeonato Brasileiro. A partida ficou com cara de final, em um confronto dinâmico e tenso.
As defesas, no primeiro tempo, se sobressaiam aos ataques. Apesar do ímpeto dos dois times, a chance clara de gol esbarrava no adversário ou em chutes sem pontaria. Rogério Ceni, ao tentar sair jogando com os pés, acertou André Lima e a bola rebateu em seu corpo.
Aos 23 minutos, os gaúchos marcaram, mas o impedimento de André Lima anulou a jogada. Toda a atmosfera criada ganhou mais um elemento importante. A arbitragem virou tema central. Marquinhos em dividida com o zagueiro caiu. O lance duvidoso rendeu amarelo ao meia gremista, tornando Heber Roberto Lopes um ser perseguido pelos torcedores.
Enquanto conseguiu neutralizar os avanços dos laterais adversários, o São Paulo esteve superior no segundo tempo. Nesse período de domínio, Dagoberto obrigou Victor a espalmar em chute de longe e o goleiro defendeu cabeçada de Casemiro. O volante são-paulino chegou a ir à rede pelo alto, mas a jogada foi invalidada por falta do jogador em Adilson.
Quando Julio Cesar voltou a se soltar pelo lado esquerdo, o Grêmio passou a equilibrar as ações. Quando ele acertou cruzamento rasteiro para Douglas, o camisa 10 bateu para marcar o gol do Grêmio, aos 19 minutos.
Os visitantes se atiraram para frente com a entrada de Willian. O embate passou a ser franco. No contra-ataque, os donos da casa conseguiram levar mais perigo, mas não ampliaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário