sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Falha em Itaipu causa apagão em vários estados brasileiros

Quatro circuitos de transmissão entre a Usina de itaipu e a subestação de Foz do Iguaçu foram desligados por causa de uma falha no sistema de transmissão de Itaipu. As regiões Sul e Sudeste e os estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia tiveram o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) acionado por causa do problema. Houve falta de energia em vários locais, de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo informações da Assessoria de Planejamento e Comunicação do ONS em casos onde há grande perda de geração, o Erac procura restabelecer. Então o que houve foi um "corte planejado de carga".

A ONS informou que o Erac corta as cargas selecionadas pelas distribuidoras no montante necessário para estabelecer o equilíbrio entre carga e consumo, com oforma de evitar um blecaute sem controle.

O apagão aconteceu às 16h43. Ás 17h11, todas as distribuidoras já estavam autorizadas a religar o sistema. Segundo o operador, os estados afetados não ficaram completamente sem energia. Ele disse ainda que o tempo necessário para que a energia seja restabelecida varia de acordo com a distribuidora.

Apenas em Foz do iguaçu, oito mil pessoas foram prejudicadas pela falta de energia. No no oeste do Paraná, 53 mil consumidores ficaram sem energia.

Em Minas Gerais, a falha de transmissão atingiu menos de 5% da carga de energia, segundo a Companhia Energética do estado (Cemig). A empresa informou que o fornecimento de energia foi retomado cerca de 20 minutos após a queda.

No Rio de Janeiro, a concessionária de energia elétrica Ampla disse que o fornecimento foi interrompido po 20 minutos, em parte de 18 municípios da sua área de concessão no estado.

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) atende 18 milhões de consumidores em São Paulo e informou que está elaborando um balanço das cidades atingidas. Nos municípios atingidos do estado de São Paulo o apagão durou cerca de 25 minutos, de acordo com a empresa.

Nenhum comentário: