Após a constatação de sete casos de meningite C na Bahia e três mortes decorrentes da contaminação em uma semana no Complexo Costa do Sauípe, no Litoral Norte do estado, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia decretou um surto da doença.
O coordenador de Vigilância de Emergência e Saúde Pública, Juarez Dias, fez suas considerações sobre a situação. "O surto foi comunicado tanto para a coordenação do evento quanto ao Complexo Sauípe. O evento ocorreu numa arena externa ao hotel e os casos de meningite aconteceram em uma população que trabalhava na cozinha e com arrumação. Não lidavam diretamente com o público e, teoricamente, o risco de disseminação era menor. Por isso, não se optou pela interrupção da atividade", disse.
Quatro funcionários do complexo estão internados no Hospital Couto Maia, em Salvador. Um deles corre risco de morte. As três mortes (uma mulher de 54 anos, um homem de 20 e outro de 23) ocorreram nesta sexta-feira e sábado
A Secretaria medicou cerca de 1.800 pessoas que passaram pela Costa do Sauípe por estes dias para evitar novos casos. Os funcionários locais vão ser vacinados contra meningite e outras doenças. Parentes dos doentes também estão recebendo apoio do governo. Eles são monitorados pela Secretaria de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário