O Botafogo goleou o Ceará por 4 a 0 na tarde desta quarta-feira, no Engenhão, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante de um estádio quase lotado, o time carioca apresentou um futebol vistoso. Herrera (dois), Loco Abreu e Cidinho marcaram os gols. Com o resultado, o Botafogo fica na vice-liderança da competição, com 40 pontos, um a menos que o líder São Paulo. O Ceará está 14º lugar, com 26 pontos.
Botafogo vai para o vestiário como líder do Brasileirão...
O Botafogo aproveitou o bom clima no Engenhão (feriado de sol, apoio maciço da torcida e dois jogadores convocados para a Seleção) para marcar o primeiro gol do jogo, aos 4 minutos: Elkeson girou pela esquerda, se livrou de marcador e cruzou rasteito em seguida. Herrera, atento, antecipou-se aos zagueiros e abriu o marcador. A alegria aumentou aos 9 minutos: com a informação de que o Atlético-MG tinha empatado o jogo contra o São Paulo, no Morumbi, o alvinegro carioca assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Maicossuel e Márcio Azevedo aproveitavam para fazer lances de efeito em cima dos jogadores do time cearense, que estudava uma forma de invadir a área e buscar o empate. Mas a equipe carioca mantinha seu domínio de jogo. Aos 23, Elkeson cobrou uma falta com precisão e força, exigindo boa espalmada de Diego. Em seguida, o Mago chutou cruzado e Herrera tentou aproveitar, mas inacreditavelmente acertou a bola na trave.
João Marcos levou perigo ao gol de Jefferson aos 37 minutos, em um chute cruzado pela direita. Era o sinal de que a equipe comandada por Wagner Mancini iria insinuar uma pressão nos últimos instantes do primeiro tempo. Mas não tanto: o Botafogo fez uma jogada de velocidade aos 43 minutos com Maicossuel. O meia foi derrubado por Fabrício, que foi expulso em seguida, e marcou o gol na cobrança. Só que não valeu, pois botafoguenses estavam impedidos e a bola desviou em Herrera. Os jogadores do Botafogo não perceberam a marcação do impedimento e continuaram festejando, a ponto do Ceará quase marcar no contra-ataque.
E volta como vice-líder
Os alvinegros entraram no vestiário como líderes do Brasileirão e voltaram para o campo como vice-líderes: Dagoberto marcou o segundo gol do São Paulo contra o Atlético-MG e tirou a liderança provisória do Botafogo. No jogo, o time carioca queria trabalhar jogadas, mas o Ceará decidiu fortalecer mais a defesa, diante da desvantagem numérica.
Aos dez minutos, Everton entrou no lugar de Márcio Azevedo, para o seu primeiro jogo em dois meses. Detalhe: o lateral não gostou de ser sacado por Caio Júnior e iria direto para o vestiário, mas foi trazido para o banco na marra por Alessandro. A torcida botafoguense presente no Engenhão gostou da atitude e gritou o nome do eterno-perseguido.
E Everton contribuiu para o Fogão ampliar o marcador aos 12 minutos, com um cruzamento na medida para Herrera aplicar um desvio de cabeça e marcar. Os torcedores vibravam com a vantagem e cantavam "E ninguém cala esse nosso amor...". O Ceará tentava algo com as investidas de Oswaldo, mas o atacante estava bem marcado. Mas os comandados de Caio Júnior tinham mais posse de bola e domínio das jogadas. Elkeson e Herrera eram os mais dispostos. O argentino só não marcou o terceiro aos 23, após deixar o goleiro batido, porque a zaga afastou.
Loco Abreu, que até então tinha atuação discreta, deixou a sua marca aos 27: Elkeson deu passe de calcanhar para Maicosuel, que apenas rolou para o uruguaio, totalmente livre de marcação, fazer o terceiro gol. E ainda tinha mais: Cidinho, candidato a xodó da torcida, marcou o quarto do Botafogo (e o seu primeiro como jogador profissional) aos 37 minutos, cabeceando após cruzamento de Elkeson pela esquerda e aproveitando a falha do cansado setor defensivo do time nordestino. A equipe jogava com alegria e retribuía a casa cheia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário