A Prefeita Maura Teodoro Jajah, juntamente com a secretária de Educação Alba Mota e o secretário de Administração Vinícius Dassi fizeram questão de visitar ontem, a turma do JAA - Jovem Agricultor Aprendiz; para parabenizar os jovens pelo empenho no programa que termina hoje. "É muito bom ver jovens aproveitando as oportunidades oferecidas. Além disso, a iniciativa do Sindicato Rural é digna de nota, pois está alcançando, também, esta classe que é nosso futuro. Plantamos uma semente que, esperamos, gere frutos, não só no futuro deles, mas também da nossa Pedro Gomes", falou a Prefeita.
O programa, é uma parceria entre o SENAR e o Sindicato Rural, com o apoio da Prefeitura e foi elaborado para atender jovens agricultores entre 14 a 18 anos(incompletos), inseridos no contexto de atividades agrossilvipastoris, diante da necessidade de se levar aos jovens do meio rural, treinamentos de aprendizagem profissional rural.
O JAA tem o objetivo de formar jovens conscientes de suas oportunidades no campo, qualificando-os profissionalmente, despertando sua visão empresarial e capacidade empreendedora.
Utilizando-se de mecanismos de interatividade, criação coletiva, e aprendizagem construída, com aulas diversificadas, dinâmicas, atividades lúdicas, gincanas educativas, entre outros, o jovem é instigado a executar com qualidade as tarefas inerentes às atividades agropecuárias a fim de despertar no mesmo a consciência de oportunidades de trabalho no campo e visão empreendedora além do desejo de qualificação profissional.
Ao concluir o curso, o jovem capacitado pelo JAA deve ser capaz de perceber a importância da Administração Rural, da produção agrossilvipastoril, num contexto de economia mais competitiva e globalizada, além de reconhecer as possibilidades profissionais que o meio rural oferece e identificar a importância do bem estar pessoal, percebendo as implicações da higiene e saúde para uma melhor qualidade de vida e integração na sociedade e no meio rural.
O JAA tem carga horária de 204 horas dividido em conteúdos básicos (gestão pessoal) e conteúdos específicos (agrossilvipastoril). As aulas são distribuídas em encontros de 8 a 20 horas semanais (dois a cinco dias por semana, com carga horária diária de 4 horas), optando-se pelos dias da semana, contra turno escolar conforme disponibilidade e calendário anual escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário