O Ministério da Integração Nacional garantiu nesta quinta-feira (28) a liberação de R$ 5 milhões a 23 municípios atingidos pelas chuvas no início do ano. As notas de empenho serão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), os recursos serão usados para comprar combustível e alugar máquinas e equipamentos para recuperar estradas vicinais e pontes destruídas pelas chuvas.
A liberação do dinheiro é menos burocrática porque atende a ações emergenciais. “Os municípios não precisam apresentar projetos sobre cada obra a ser executada, o que tornará o processo mais ágil”, explica Cornélia Manes, assessora de Orçamento do senador Moka.
A expectativa é que o Governo do Estado e os municípios atingidos pelas chuvas recebam mais recursos assim que a presidente Dilma Rousseff assinar nova medida provisória para atender regiões afetadas por catástrofes.
Moka argumenta que o dinheiro liberado até o momento não resolveu parte dos problemas enfrentados pelos prefeitos. “Temos esperança de que o Governo edite MP com volume de verba suficiente para ajudar a recuperar nossas cidades. Até porque o Governo do Estado e a bancada federal tem trabalhado muito nessas ações”, afirmou.
Ass. Senador Moka
Nenhum comentário:
Postar um comentário