Com 320 mil hectares de área produtiva, sendo 30 mil destinados ao plantio de soja, Bandeirantes, ao norte de Mato Grosso do Sul, tem registrado diminuição da produtividade na agropecuária. A informação é do prefeito da cidade, Flavio Gomes, que aponta a degradação das pastagens como principal problema enfrentando pelos produtores rurais da região.
“A pecuária de leite e de corte pode alavancar ainda mais a economia do município, mas é preciso mudar a realidade. Hoje, o pecuarista não consegue colocar uma cabeça de gado por hectare porque nosso pasto está degradado. Nessa situação, todos nós perdemos”, disse o prefeito, na abertura do Programa Mais Pastagem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, que traz hoje (10), na sede do Sindicato Rural da cidade, uma série de palestras com informações sobre diagnóstico, recuperação e manejo de pastagens.
Para o presidente do Sindicato Rural, Janes Bernardino, o programa vai beneficiar o produtor com informação técnica. “É o conhecimento que vai nos proporcionar uma nova postura no campo”, aponta. A cidade de Bandeirantes compõe o roteiro do programa que está sendo levado em outras 10 cidades, além da capital que sedia, em junho, o Encontro Estadual do Mais Pastagem.
“Queremos mostrar que com a recuperação das pastagens, a produtividade aumenta e, por consequência, o produtor terá uma rentabilidade maior. Com informação e capacitação, levamos alternativas para os municípios que já sofrem perdas decorrentes do pasto degradado”, informa Clodoaldo Martins, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS.
Mais Pastagem – O Programa é uma iniciativa do Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural - Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte – Embrapa CNPGC, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo– Seprotur.
O ciclo de palestras será levado ainda às cidades de Figueirão, Camapuã, Rio Verde, São Gabrieldo Oeste, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Santa Rita do Pardo. Informação e inscrição:http://www.senarms.org.br/programas_e_projetos/mais_pastagem/
Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada àConfederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo dedesenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural comocidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.Para mais informações acesse: www.senarms.org.br.
Luciana Modesto/Assessora de Imprensa | Jornalista
Sato comunicação - Telefone: (67) 3042 0112 | 3029 0113
Nenhum comentário:
Postar um comentário