O Abrigo dos Bichos - AB - é um ONG que tem por objetivo preservar a saúde pública respeitando a vida animal. É uma associação civil sem fins lucrativos que reúne pessoas interessadas na proteção e bem estar dos animais.
Frequentemente, recebe por meio de ligações e e-mails denúncias de maus tratos. É importante explicar para a população campograndense o que a ONG entende por essa modalidade. Configura maus tratos todo animal que é encontrado em situação delicada e de risco.
Se você passa em frente a uma residência e vê que o animal está há dias amarrado, sem comida e sem água ou se você sabe que algum bichinho apanha constantemente de seu dono, você pode e deve denunciar, pois é crime conforme art 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) cuja pena é detenção de três meses a um ano e multa.
Uma das últimas ocorrências que recebemos no AB foi de uma cadela que foi encontrada na rua com a cabeça muito inchada e com a orelha direita em um estado avançado de ferimento. Uma pessoa chamada Ana Paula se sensibilizou e entrou em contato com a equipe de resgate que recolheu e encaminhou para a clínica. Hoje estamos em busca de um lar para a Maroca, como assim a batizamos.
É importante distinguir maus tratos de abandono. O AB também recebe ligações do gênero: “Tem um cachorro andando na minha rua todos os dias, tem como vocês virem aqui para recolher?” Olha, a gente agradece sua preocupação, mas atender a uma ocorrência dessa fica um pouco complicada. E justifico o porquê.
O Ab não tem sede própria, isto é, não temos um espaço físico para abrigar os animais recolhidos e por esse motivo não podemos sair recolhendo todos que estão em situação de abandono. Nossa prioridade é atender aqueles que foram atropelados ou estão em situação de saúde precária e precisa de alguém para cuidar. Passada essa fase, nossa segunda luta é procurar um lar porque devolver para rua é que não podemos.
Sendo assim, se você quer denunciar maus tratos, por gentileza, entre em contato direto com a DECAT - Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao turista - cujo telefone é 3368-6144. A denúncia vale para animais silvestres e domésticos. Se você não quer se identificar, vale fazer uma denúncia anônima. O importante não é ignorar um ser vivo e indefeso que precisa e depende de gente que possa cuidar dele.
Nandra Laura
Nenhum comentário:
Postar um comentário