*Soeli de Oliveira
O mundo das vendas está repleto de homens e mulheres capacitados, produtivos, globalizados, reconhecidos e de bem com a vida. Por outro lado, também existe o submundo das vendas onde se encontra os vendedores que vendem “dores”, empurram coisas para os clientes. De que adianta vender, se o cliente não quiser mais fazer negócios com você ou com a sua empresa? Ao invés de correr para você, corre de você!
Quem vende na sua empresa e como vende? Estes vendedores/Consultores são os que estão criando o futuro tanto para si mesmos, quanto para as empresas para as quais trabalham. O sucesso está garantido para os Consultores que levam o “s” da solução, isto é, vendem como os clientes querem, ouvindo, entendendo e vendendo soluções sob medida – vestindo o produto/serviço sob medida para cada cliente e empresa.
O que torna um vendedor Consultor? Qual é a fórmula mágica que faz multiplicar negócios, multiplicar clientes, ganhar reputação, valorização, status...? A fórmula mágica é ser ou ter na sua empresa "Consultores diamantes”, que aonde vão ou estão brilham através da simpatia e da empatia, do brilho no olhar, do sorriso no rosto e da agilidade no corpo. Que fazem o seu produto ou serviço brilhar através da conveniência e dos benefícios oferecidos.
O vendedor/Consultor é a “cara” do seu negócio. É através dele que o cliente vai vivenciar uma experiência mágica ou trágica, vai querer ou não repeti-la. O cliente só faz negócios novamente quando a experiência foi boa. Se a experiência for mágica, além de repeti-la, se torna um divulgador do seu negócio, multiplicando suas possibilidades de vender mais e melhor!
Tudo que o vendedor vê, ouve e observa no mercado tem um grande valor. Ele que está em contato direto com o cliente, sabe das suas necessidades e conhece o potencial que cada cliente oferece. Sabe como fazer no dia-a-dia para transformar estas informações em soluções e explorar todo o potencial do seu ramo de negócio.
Quantas das informações que o consultor traz dos clientes e concorrentes são captadas, armazenadas, aproveitadas e transformadas em oportunidades? O Consultor é a peça fundamental para gerar a maior e a melhor experiência ao cliente. É com ele que o cliente se relaciona, faz negócios, fecha vendas. Portanto, se você vende, venda bem - com excelência! Se você contrata, contrate os melhores!
O mercado competitivo exige mudanças, ou você muda e dança a dança do cliente - contemporânea, cheia de transparência, sintonia, flexibilidade, jogo de cintura - e dá um show de parceria e sincronia, ou dança a dança dos fracassados e dá um vexame de obsolescência, mesmice.
Vaias aos vendedores – que vendem dores. Aplausos aos Consultores que oferecem soluções e dão um show de profissionalismo.
*Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
O mundo das vendas está repleto de homens e mulheres capacitados, produtivos, globalizados, reconhecidos e de bem com a vida. Por outro lado, também existe o submundo das vendas onde se encontra os vendedores que vendem “dores”, empurram coisas para os clientes. De que adianta vender, se o cliente não quiser mais fazer negócios com você ou com a sua empresa? Ao invés de correr para você, corre de você!
Quem vende na sua empresa e como vende? Estes vendedores/Consultores são os que estão criando o futuro tanto para si mesmos, quanto para as empresas para as quais trabalham. O sucesso está garantido para os Consultores que levam o “s” da solução, isto é, vendem como os clientes querem, ouvindo, entendendo e vendendo soluções sob medida – vestindo o produto/serviço sob medida para cada cliente e empresa.
O que torna um vendedor Consultor? Qual é a fórmula mágica que faz multiplicar negócios, multiplicar clientes, ganhar reputação, valorização, status...? A fórmula mágica é ser ou ter na sua empresa "Consultores diamantes”, que aonde vão ou estão brilham através da simpatia e da empatia, do brilho no olhar, do sorriso no rosto e da agilidade no corpo. Que fazem o seu produto ou serviço brilhar através da conveniência e dos benefícios oferecidos.
O vendedor/Consultor é a “cara” do seu negócio. É através dele que o cliente vai vivenciar uma experiência mágica ou trágica, vai querer ou não repeti-la. O cliente só faz negócios novamente quando a experiência foi boa. Se a experiência for mágica, além de repeti-la, se torna um divulgador do seu negócio, multiplicando suas possibilidades de vender mais e melhor!
Tudo que o vendedor vê, ouve e observa no mercado tem um grande valor. Ele que está em contato direto com o cliente, sabe das suas necessidades e conhece o potencial que cada cliente oferece. Sabe como fazer no dia-a-dia para transformar estas informações em soluções e explorar todo o potencial do seu ramo de negócio.
Quantas das informações que o consultor traz dos clientes e concorrentes são captadas, armazenadas, aproveitadas e transformadas em oportunidades? O Consultor é a peça fundamental para gerar a maior e a melhor experiência ao cliente. É com ele que o cliente se relaciona, faz negócios, fecha vendas. Portanto, se você vende, venda bem - com excelência! Se você contrata, contrate os melhores!
O mercado competitivo exige mudanças, ou você muda e dança a dança do cliente - contemporânea, cheia de transparência, sintonia, flexibilidade, jogo de cintura - e dá um show de parceria e sincronia, ou dança a dança dos fracassados e dá um vexame de obsolescência, mesmice.
Vaias aos vendedores – que vendem dores. Aplausos aos Consultores que oferecem soluções e dão um show de profissionalismo.
*Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação, e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
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