Foram recebidas, desde o dia 1º março até as 10h desta segunda-feira, 2.613.675 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2012, de acordo com a Receita Federal.
O Fisco informou ainda que o contribuinte com imposto a ser quitado e escolher a opção débito automático da cota única ou a partir da primeira cota tem que encaminhar a declaração até 31 de março. O prazo de entrega termina no dia 30 de abril e a multa mínima é de R$ 165,74.
Desde a última sexta-feira, o Fisco divulgou o programa do IR na internet, mas vale lembrar que downloads em tablets ou smartphones não estão disponíveis.
Segundo a Receita Federal, 25 milhões de declarações devem ser enviadas em 2012, enquanto que, em 2011, foram 24,37 milhões. Além do envio pela internet, as agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal recebem, no horário de expediente, disquetes com a declaração.
O contribuinte que declara mais rápido, sem omissões ou equívocos, ganha mais cedo a restituição do IR, que começam a ser pagas sempre em junho e terminam em dezembro, após a conclusão dos sete lotes. É necessário destacar que os primeiros lotes de restituição são pagos, em geral, aos idosos, que têm prioridade, de acordo com o Estatuto do Idoso.
Mas, quem quiser deixar o envio da declaração para o término do prazo (30 de abril), deve ficar ciente de que a restituição só será creditada em novembro e dezembro, nos últimos lotes do IR. Dessa forma, o contribuinte receberia a variação da taxa básica de juros (Selic), como se houvesse uma aplicação dos valores das restituições na flutuação dos juros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário