domingo, 10 de fevereiro de 2008

Somente os fracos tem medo das mudanças

A mudança dentro de nossas vidas é incontestavel. Quase todas as pessoas sabem que o processo de mudança que a humanidade vem passando é inevitável, mas muitos ainda lutam contra ela. É incrível como tem gente que faz de tudo para fugir da mudança. A maior delas ocorre na nossa própria vida. Viver é ter a opção de aproveitar as circunstâncias do ambiente ou não aproveitá-las. Viver é escolher. Escolher entre mudar ou seguir como antes. E ainda assim há pessoas acomodadas.
A razão das mudanças nos seres humanos é a perfeição, a pessoa muda para ficar melhor em diferentes aspectos da vida.
A construção das cidades, da sociedade e do mundo como conhecemos hoje é fruto de muitas experiências bem e mal sucedidas. Para tudo isso o homem precisou rever sua forma de agir e interagir como meio. Necessitou mudar seu comportamento, suas atitudes, seus pensamentos, suas crenças e suas idéias.

No mundo corporativo não é diferente. Atinge o sucesso àquele que diante das mudanças atua como agente de transformação. Cria, pensa soluções inovadoras para os mais variados problemas organizacionais. Mas também faz.

Toda mudança vai trazer a ameaça do novo, do medo, do desconhecido, do ridículo, do falível. Trará também a oportunidade da experimentação, da inovação, da glória, do sucesso, da curiosidade, da espontaneidade e originalidade.
O que faz a diferença é a escolha que fazemos: ameaça ou oportunidade?

Para ser um verdadeiro agente das mudanças e buscar as oportunidades são imprescindíveis alguns atributos pessoais como: coragem, visão, e senso de realização.
A coragem serve para promover a mudança e mais ainda para rever os rumos do processo. É o impulso necessário para que algo seja feito, mesmo que isso contrarie tudo e todos.

Outro ponto importante é a visão. Ela tem papel fundamental para que o processo de mudança não se perca pelas críticas e diversas possibilidades que surgem em meio ao processo. Mudar sem saber para onde é o mesmo que não sair do lugar.

Existe um ditado grego que diz: "aquele que não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". É necessário que toda mudança tenha um objetivo claro: crescimento pessoal, lucratividade, erradicação de falhas , desburocratização, enfim qualidade total.

O senso de realização difere da coragem justamente no ponto em que a coragem nos impulsiona a agir. Agora, para que haja resultado, é necessário persistir, manter um ritmo, ou melhor, ter um forte senso de realização. Este é o verdadeiro motor da mudança: atitude!
“Sempre há muitas oportunidades para compensar as ameaças."

Nenhum comentário: