Representantes dos cerca de 6 mil agricultores brasileiros que moram no Paraguai vão apelar às autoridades brasileiras que aceitem o governo do novo presidente paraguaio, Federico Franco. Os brasiguaios pedirão ao cônsul brasileiro em Cuidad del Este, o embaixador Flávio Roberto Bonzanini, que encaminhe um pedido de reconhecimento de Franco à presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Nesta terça-feira, um grupo irá a Assunção, no Paraguai, ratificar o apelo na Embaixada do Brasil. A ideia é mostrar ao governo Dilma que o novo chefe de Estado seguirá a determinação da Justiça permitindo que os brasiguaios permaneçam em suas terras e tenham segurança em seu trabalho. Eles criticam a gestão de Lugo, alegando falta de apoio do governo diante da perseguição de sem-terras paraguaios.
Neste sábado, o governo brasileiro emitiu nota levantando dúvidas sobre a legitimidade do processo de impeachment que destituiu Fernando Lugo do governo. Para as autoridades, o processo dá margem à ruptura da ordem democrática. O embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo Santos, foi chamado à Brasília para prestar esclarecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário