terça-feira, 9 de agosto de 2011

IBGE: produção industrial recua em nove regiões metropolitanas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira o balanço da produção industrial no mês de junho. Das 14 regiões metropolitanas que formam a Pesquisa Industrial Mensal, nove recuaram.

Segundo o IGBE, os baixas mais acentuadas ocorrerem no Rio de Janeiro, com 4,5% negativos e no Amazonas, com queda de 3,7%. Em seguida vem o Ceará (-2,9%), Espírito Santo (-2,4%), Pará (-1,8%), Rio Grande do Sul (-1,6%), São Paulo (-1,5%), Minas Gerais (-1,3%) e Santa Catarina (-0,1%).

O primeiro semestre deste ano, o crescimento (de 1,7%) da atividade industrial em nível nacional alcançou nove dos locais pesquisados. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo tiveram um desempenho positivo, com destaque para os segmentos articulados à produção de bens de capital, como transporte e construção, e de bens de consumo duráveis, automóveis e celulares.

O IBGE também divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho, com resultado previsto para 6,2% maior que o obtido em 2010, quando chegou a 149,6 milhões de toneladas. A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir em 2011 um volume de 158,8 milhões de toneladas.

Nenhum comentário: