quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Azambuja encabeça movimento pró-CPI da Corrupção

O vice lider do PSDB na Câmara, deputado federal sulmatogrossense Reinaldo Azambuja participou nesta quarta-feira (17) do movimento que reuniu parlamentares do PSDB, DEM, PPS e PSOL de um ato no Salão Verde da Câmara dos Deputados em prol da CPI da Corrupção.

Para Azambuja, e os deputados da oposição, as sucessivas denúncias que atingem o governo Dilma Rousseff exigem a criação de uma comissão parlamentar de inquérito, instrumento que dá ao Congresso poderes de investigação próprios da autoridade judicial, como quebras de sigilos e convocações. Na avaliação desses partidos, a pressão e a mobilização da sociedade são fundamentais para que a CPI saia do papel.

“Lançamos um site como forma de acompanhamento e de pressão, que permite monitorar quais deputados e senadores já assinaram o requerimento”. Comentou.
Exibida em um telão durante o evento, a página traz a lista dos que já subscreveram por ordem alfabética, partido e estado. Outra relação também divulga os que ainda não manifestaram apoio.
Segundo Azambuja a idéia é envolver a sociedade no processo de pedido de abertura da CPI. “Este não é um ato isolado da oposição. É sim, um espaço que escancaramos para a população, que cansada de tantos desmandos, escândalos e noticias de roubalheira desenfreada encontra eco a sua indignação!” completa.

Até o início da tarde, 92 deputados e 19 senadores já tinham assinado o requerimento, inclusive representares de legendas da base de apoio ao governo, como PDT, PMDB e PV. São necessários 171 apoios na Câmara e Senado, para que a comissão mista saia do papel.
A lista na internet vai gerar uma pressão no Parlamento. “O descrédito da classe política é tamanho que somente ações energicas e que envolvam a população podem fazer com que sejam diferenciados os que aqui estão para lutar pelo povo ou apenas por seus próprios interesses” reiterou.

Ainda de acordo com o tucano, este foi o último instrumento disponível para apurar e ir fundo nas investigações das denúncias que pesam contra o governo Dilma. “Não adianta só afastar, mas também punir, até porque a impunidade é a alma da corrupção. E, ao mesmo tempo, cobrar e obter o ressarcimento ao cofres públicos pelos danos gerados”, cobrou o vice líder do PSDB na Câmara.

Durante o ato público, parlamentares usavam bottons com os dizeres “CPI da Corrupção: eu assinei”. Também foram exibidas placas com a expressão “CPI da Corrupção: eu apoio” e faixas chamando a população a visitar o site e pressionar os parlamentares.

Outros tucanos estiveram no evento, a exemplo de Vanderlei Macris (SP), Vaz de Lima (SP),, Domingos Sávio (MG), Bruno Araújo (PE), Luiz Fernando Machado (SP), William Dib (SP) e Carlos Sampaio (SP).
O endereço do site é www.cpidacorrupcao.blogspot.com

(Kelly Venturini com Reportagem de Marcos Côrtes/ Fotos: Cadu Gomes/ Áudio: Elyvio Blower)

Nenhum comentário: