Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, o secretário de Estado assistente dos Estados Unidos para Assuntos Político-Militares, Andrew Shapiro, disse que o governo do presidente americano Barack Obama não concorda com a descriminalização do uso de drogas, tema que ficou em pauta nesta semana, com o lançamento de um documentário. Ele, que chegou ao Brasil na última quarta-feira, dia 1.º, aponta a repressão como a política de seu país.
“Uma das coisas que eu constatei na Colômbia é que (...) houve uma redução de produção de coca como resultado de nossas políticas. Certamente não é a política dos EUA defender a descriminalização dos narcóticos. Ainda há desafios na região, que estamos trabalhando com nossos parceiros para enfrentar”, defendeu. “Queremos trabalhar com todos os nossos parceiros na região, incluindo o Brasil, sobre a melhor maneira de combater o narcotráfico. É uma questão que afeta todos os países no hemisfério, prejudica a todos.”
Entre outros temas, Shapiro também falou sobre a suposta cobiça dos americanos em relação às reservas de petróleo brasileiras. Segundo ele, o país é visto como um “parceiro” e a colaboração no setor energético deve ser uma “relação sem exploração”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário