terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tempo seco pode provocar desidratação e febre

Com este tempo seco, a atenção e os cuidados devem ser redobrados para se evitar a desidratação e mal-estar. Os sintomas da desidratação variam de dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, boca e língua ressecadas, fraqueza e febre.

Segundo o clínico-geral, Ernesto Gil Buchillón, em casos mais graves pode ocorrer desmaios, tonturas, câimbras e mal-estar. Para aliviar os sintomas, nestes casos, a pessoa deve ter têmporas, face e narinas umedecidas e procurar um médico ou agente de saúde.

Bebês, crianças e idosos sofrem mais com este tempo de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Para evitar que o problema se agrave, o ideal é manter o ambiente umedecido e se hidratar bem.

Neste tempo de ar seco o ideal é fazer refeições leves, como frutas e verduras, ingerir bastante líquido, evitar ambientes com ar condicionado e banhos quentes. Pessoas que trabalhem na rua e atletas devem evitar a exposição ao sol e atividades ao ar livre nos horários de 10h às 17h.

Nas escolas os professores são orientados a fazer com que alunos bebam muita água e devem estar atentos a qualquer sinal de desânimo ou queda rápida de rendimento. As salas de aula dever estar bem ventiladas.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário: