Esta semana Pedro Gomes cumpriu a última etapa para a implantação do projeto. Na primeira parte, profissionais de saúde participaram da oficina de planejamento na capital. Num segundo momento houve a capacitação de médico e enfermeiro(a) em teoria e prática em exame clínico de mamas. Ontem, aconteceu a sensibilização dos agentes comunitários e a apresentação do grupo Curumins Cia Ltda no espaço cultural.
Mato Grosso do Sul ocupa o quinto lugar no País na questão de mortalidade por câncer de mama. Com esta situação, no período de 2004 a 2006, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) desenvolveu um projeto piloto em parceria com o Instituto Avon chamado "Toque de Vida: Rastreamento para o Câncer de Mama por meio do Exame Clínico".
Os trabalhos direcionados na prevenção da doença tem cinco objetivos específicos:ter a prevenção do câncer de mama como prioridade nos municípios atingidos pelo projeto;difundir para 100% da população-alvo informações sobre a doença;
realizar exame clínico das mamas em 50% das mulheres;investigar 100% do público alvo com exames clínicos alterados;tratar de todas as mulheres com câncer.
Este ano, estima-se que mais de 60 municípios terão o projeto completamente implantado. Dessa forma, a equipe da Saúde da Mulher da SES conseguiu trabalhar, nas comunidades atendidas, o estigma do câncer. Também desenvolveu hábitos saudáveis de vida nas mulheres, detectou precocemente nódulos mamários e ainda deve impactar – a longo prazo – a mortalidade por câncer de mama e capacitou profissionais da rede.
O projeto também promoveu um maior envolvimento das equipes multidisciplinar de saúde e dos meios de comunicação comunitários, registrou casos da doença detectados precocemente e conseguiu maior adesão ao tratamento das pacientes.
A cada mulher cabe, agora, fazer sua parte... procurar os postos de saúde e manter seus exames em dia!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário